O Blog Universo dos Homens foi desenvolvido para agregar ainda mais conteúdo neste meio tão buscado pelos homens modernos. Hoje em dia, o Homem buscar se produzir mais, deixando de lado este tabu, onde somente as mulheres deveriam andar bem produzidas, mas estudos recentes, afirmam a qualidade de vida está diretamente ligados ao dia a dia de todos. Muito mais que estilo e sofisticação, homens bem vestidos e satisfeito tem uma qualidade de vida melhor. Melhor convívio social, relações interpessoais, isso tudo pode melhorar com o simples fato de estar bem consigo. Então fique por dentro de todas as novidades e seja autêntico, vista aquilo que te faz sentir bem e com Estilo.

SIGA- NOS NAS REDES




COMPORTAMENTO / 14/09/2022

A importância da campanha Setembro Amarelo na prevenção ao suicídio


 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 14 mil casos de suicídio são contabilizados a cada ano no Brasil, indicando 38 casos de suicídio por dia. Nesse contexto, o “Setembro Amarelo” surge então como uma campanha nacional que visa o combate ao suicídio, uma das três maiores causas de morte entre pessoas de 15 a 35 anos no Brasil. O fato de que as taxas de suicídio diminuem a nível global, ao passo que no continente americano estas taxas vêm aumentando ao longo dos últimos anos, sendo ainda maior entre os homens, evidencia a necessidade de mudarmos este quadro.

Assim, discutir abertamente sobre saúde mental e doenças como a depressão torna-se essencial tanto para nosso autocuidado, quanto para o cuidado com aqueles que amamos. Portanto, é interessante sabermos identificar alguns sinais para que possamos combater as taxas de suicídio, e para isso abordamos alguns dos sintomas aos quais devemos ficar atentos.

As alterações constantes de humor, irritabilidade constante e sentimentos intensos de culpa podem indicar a presença de emoções autodestrutivas; mudanças repentinas na rotina sem nenhum motivo aparente é motivo para se estar atento à saúde mental da pessoa em questão. Além disso, alguns fatores de risco, como a morte de parentes próximos e outras experiências traumáticas podem intensificar esses pensamentos autodestrutivos; a presença de atitudes perigosas e irresponsáveis são também um grande motivo para alerta, pois indicam a despreocupação do indivíduo em se preocupar com a própria segurança; a falta de energia para tarefas básicas do dia a dia e também a falta de vontade para realizá-las podem ser também um indicativo de depressão e possivelmente de tendências autodestrutivas. 

Frente a isso, estar atento a estes sinais é de fundamental importância para evitar a perda daqueles que amamos. Assim, conversar abertamente sobre suicídio e buscar ajuda médica é excepcional para auxiliarmos a pessoa em questão. Caso reconheça estes sinais em si mesmo ou em alguém próximo a si, não hesite em buscar ajuda. O Centro de Valorização da Vida oferece atendimento 24h no número 141, proporcionando tratamento psiquiátrico para aqueles que buscam orientação.

Neste setembro amarelo, busque ajuda! A vida é sempre a melhor escolha.